Carta a um novo professor de escola cristã


Caro Professor,
Seja este seu primeiro ano ensinando em uma escola cristã ou seu primeiro ano ensinando em qualquer lugar, você é um novato. Por definição, um novato é um iniciante, um estreante. Esses termos se aplicam a você? Um novato é alguém que está experimentando algo novo e está na fase inicial de aprender conhecimentos e habilidades que certamente se desenvolverão e serão aprimorados. Às vezes, isso pode ser solitário, especialmente se todos ao seu redor forem habilidosos e experientes. Mas lembre-se, todos nós já fomos novatos. Todo professor tem um "primeiro ano", na verdade, até os professores mais experientes podem se sentir novatos novamente, com todas as mudanças na educação nos últimos tempos.

Recentemente, uma professora de segundo ano comentou comigo: "Estou chorando menos este ano!" Então, como você pode prosperar em vez de apenas sobreviver no primeiro ano, especialmente em um ano que é como nenhum outro? Aqui estão algumas lembranças de 1 Tessalonicenses que podem ajudar.

 

Você foi chamado
Paulo escreve em 1 Tessalonicenses 5:24 (NVI): “Aquele que os chama é fiel e fará isso.” Relembre em sua mente as maneiras pelas quais Deus o conduziu até esta escola, esta sala de aula, esta comunidade. Quando as circunstâncias se tornarem avassaladoras, reserve uma ou duas horas para sentar-se e lembrar-se da mão de Deus em sua vida, seus dias, suas experiências. Ele o tem em Suas mãos! Você pode recordar aquelas conversas, entrevistas e eventos que o levaram a este ponto? Quando o fizer, descanse nesta promessa de que quando Ele chama, Ele equipa.

Você não está sozinho
Seus colegas professores já tiveram um primeiro ano, alguns mais recentemente do que outros. Peça ajuda - isso não é um sinal de fraqueza, mas de humildade. Reclamar não ajuda, mas buscar um amigo sim. Parte do seu plano de indução provavelmente designou um professor mentor. Comece por aí, mas se isso não funcionar, procure outro ou um orientador que possa ser seu segundo par de olhos e ouvidos. É útil ter alguém para trazer uma perspectiva à sua situação. Note as palavras de 1 Tessalonicenses 5:11: “Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros.”

Você é o professor
Seu treinamento e preparação o trouxeram até aqui. No primeiro capítulo, versículos 6 e 7, Paulo afirma que você foi um imitador e agora é um modelo. Esse é exatamente o processo de se tornar um professor. Começamos imitando nossos professores ou professores favoritos, seguindo seus exemplos. Mas agora, você tem sua própria sala de aula, seus próprios alunos, e você é o modelo diante deles. Tenha confiança em seus conhecimentos e habilidades. Seus alunos querem aprender e querem observá-lo, mesmo quando parece o contrário. Prepare suas aulas, mas vá com calma. Nem toda lição precisa ser espetacular.

Você tem resiliência emocional
Quando se sentir derrotado, identifique quem está falando, de quem é a voz que você ouve. Mais uma vez, as palavras em 1 Tessalonicenses podem oferecer um lembrete. No capítulo 3, versículos 1 a 5, Paulo descreve o que você pode estar sentindo: perseguido, inquieto, tentado e testado. Ele até diz: “Vocês sabem muito bem que fomos designados para isso.” Ai! Se de fato você foi designado, é porque o Senhor incluiu esses tempos em Seu plano para você. Resiliência não é “voltar atrás”, mas sim “seguir em frente”. Dê a si mesmo tempo e espaço para descansar, recuperar-se e refletir sobre a graça de Deus, e resistir ao inimigo. No primeiro capítulo, Paulo descreve os esforços cotidianos de um professor: “seu trabalho é produzido pela fé, seu labor é motivado pelo amor, e sua perseverança é inspirada pela esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.” Sua resiliência emocional virá com fé, esperança e amor. Seu trabalho, seu labor e sua perseverança precisam dos três.

Você está em uma comunidade
A comunidade de professores e administração é como você, pecadores salvos pela graça. Não há escola cristã sem pecadores - pessoas que falham, tropeçam e até caem. Quando isso acontecer, é a graça que perdoa e esquece as ofensas. Tenha cuidado ao esperar perfeição de seus colegas de trabalho. Estenda graça a eles como foi estendida a você. Esta admoestação está em 1 Tessalonicenses 4:9-10: “Vocês foram ensinados por Deus a amarem uns aos outros... exortamos vocês a fazerem isso cada vez mais.” Sim, às vezes é difícil, mas uma comunidade requer que nos lembremos que aqueles ao nosso redor podem machucar ou estar machucados. Alcance e estenda a eles seu perdão e amor, e isso retornará a você.

Você deve alimentar sua alma
Enquanto você alimenta conhecimento e sabedoria a seus alunos cinco dias por semana, você não pode fazer isso com uma alma vazia. Você precisa ser alimentado pelo Pão da Vida; isso é de vital importância, muito mais importante do que corrigir provas, criar um design instrucional fantástico ou mesmo dormir. Todo o seu ser precisa ser alimentado regularmente; é importante nutrir seu ser. Não confie em cafeína espiritual, isto é, na dose extra nas devoções da faculdade ou no versículo decorado com seus alunos. Alimente-se fielmente e cuidadosamente. Intencionalmente, forneça a si mesmo uma dieta nutricional para manter sua alma bem. Comece com uma leitura completa de 1 Tessalonicenses. É uma carta escrita para professores. Contém orações como “Que o Senhor os faça crescer e transbordar em amor uns para com os outros” (3:12) e “Que Ele fortaleça os seus corações para que vocês sejam irrepreensíveis e santos” (3:13).

 

Seu primeiro ano é o capítulo inicial de uma vida frutífera de ministério. Lembro-me de certos momentos e eventos do meu primeiro ano como professora de uma turma combinada de quarto e quinto anos em uma escola cristã, e depois, 15 anos depois, meu primeiro ano como professora em uma faculdade bíblica preparando professores para essa mesma jornada. Lembro-me das lutas e da solidão, assim como dos sucessos e bênçãos. Embora meu primeiro ano em qualquer sala de aula tenha sido há mais de 50 anos, aquele primeiro grupo de alunos foi especial. E, graças às redes sociais de hoje, ainda tenho contato com alguns deles! Eles também se lembram de como aprendemos juntos.

Com mais de 30 anos preparando professores, concluo com mais algumas palavras de 1 Tessalonicenses. Eu frequentemente compartilho essas palavras com professores novatos, pois estão entre as palavras de despedida de Paulo: “Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos... Alegrem-se sempre, orem continuamente, deem graças em todas as circunstâncias” (5:14-18). Quão apropriado para o professor novato e o professor veterano. Esta é a maneira de fazer mais do que sobreviver, mas prosperar!

 

Em Serviço ao Rei,
Penny Clawson, EdD

---
Penny Clawson cresceu na cidade de Nova York, frequentou o Philadelphia College of Bible (agora Cairn University) e depois lecionou em York, Pensilvânia, na Christian School of York por 15 anos antes de ingressar no Lancaster Bible College como professora em 1983. Penny's os diplomas de pós-graduação são da Millersville University e da Nova Southeastern University. Ela atuou como presidente do Departamento de Educação de 1985 a 2012 e como diretora do programa de pós-graduação do Professor de Recursos de Consultoria de 2003 a 2015. De 2012 a 2015, Penny atuou como treinadora docente no Escritório de Eficácia de Ensino. , proporcionando desenvolvimento profissional para professores em todas as localidades e escolas da faculdade. Mais recentemente, ela esteve envolvida com os alunos do Doutorado em Ministério como leitora e professora. Quando Penny se aposentou do ensino em tempo integral, ela começou a oferecer serviços como consultora educacional para escolas cristãs e faculdades bíblicas, permitindo-lhe servir em uma área geográfica mais ampla. O amor de Penny pelo Senhor, Sua Palavra, livros infantis e outros é evidente em qualquer local.