Educação Cristã no Brasil

Desde 2001, ate hoje, a ACSI-Brasil tem oferecido congressos, encontros, cursos de capacitação, literatura, material didático, visitas de apoio, consultoria, desenvolvimento profissional, eventos estudantis, tudo com o propósito de fortalecer e apoiar as escolas cristãs, seus educadores e alunos.

Nosso desejo é que possamos crescer juntos como Associação e que nossas escolas afiliadas se tornem exemplo tanto academicamente, quanto na sua maneira de gerenciamento, e que nossos alunos sejam aqueles que farão diferença na sua comunidade, por meio da competência acadêmica, do seu caráter e conduta, pelo poder de Cristo Jesus manifesto em suas vidas.

 

1978

Surge a ACSI

A Associação Internacional de Escolas Cristãs (ACSI-Association of Christian Schools International) foi fundada em 1978, e hoje é a maior organização internacional de escolas cristãs no mundo, com seu escritório global em Colorado Springs, EUA. Conta com mais de 25 mil escolas associadas, em mais de 115  países, espalhados pelos cinco continentes, servindo mais de 5.5 milhões de alunos. Existem 18 escritórios regionais ao redor do mundo, respeitando a identidade cultural de cada povo e nação.

Colorado Springs, Colorado, EUA

1978

2000

Chegada ao Brasil

A  ACSI enviou um dos seus diretores, Dr. Phil Renicks, ao Brasil para visitar escolas cristãs internacionais e brasileiras. Durante essa visita, encontrou-se com a equipe administrativa da Escola Cristã Pan Americana (a PACA – Pan American Christian Academy) em São Paulo para desafia-la a apoiar e encorajar às escolas cristãs já existentes no Brasil. Essa equipe, junto com seu diretor, Prof. Mike Epp, aceitou o desafio e assim o trabalho começou!

2001

1º Congresso

No primeiro semestre de 2001, vários líderes evangélicos e líderes educacionais para conhecer a proposta e a importância da educação escolar cristã para o Brasil. Nessa ocasião, o Diretor da ACSI para América Latina, Prof. Stuart Salazar (Guatemala) e o Diretor do Cone Sul, Dr. Esteban Missena (Paraguai), realizaram esse seminário.  Após o evento, alguns educadores participantes se reuniram para levar em frente os desafios e decidiram realizar um congresso nacional sobre educação escolar cristã no segundo semestre daquele ano. No mês de setembro de 2001 o 1º Congresso Nacional de Educadores Cristãos da ACSI foi realizado com a presença de mais de 300 pessoas nas dependências da escola PACA. Atualmente, os congressos nacionais contam com mais de 1000 participantes.

Também em 2001, foi lançada a primeira publicação da ACSI-Brasil: “100 ideias que funcionam”.

2001

2002

1º Congresso de Diretores

Após o primeiro congresso, a ACSI percebeu a necessidade de oferecer capacitação aos líderes educacionais. Em fevereiro de2002 foi realizado o 1º Encontro de Diretores de Escolas Cristãs, na Igreja Internacional do Calvário, em São Paulo, com a presença de 50 pessoas.

2003

Fundada oficialmente

Até o final de 2002 o ministério da ACSI foi realizado e patrocinado pela PACA. Com o crescimento do interesse das escolas brasileiras em se afiliarem à organização e a necessidade de atuar com base nas leis nacionais, a ACSI no Brasil foi fundada oficialmente em janeiro de 2003. Participaram dessa reunião de fundação líderes educacionais de varias escolas cristãs e o diretor da AECEP. A sede nacional da organização foi estabelecida na cidade de São Paulo, onde a PACA cedeu um bom espaço nas suas dependências escolares para realizar esse trabalho.

2003

2004

1º Congresso Regional

Os serviços da ACSI se expandiram para alcançar escolas em outras regiões do Brasil. Devido à necessidade de atender mais de perto essas instituições e educadores, a ACSI promoveu seu 1º Congresso Regional em 2004, na Academia Cristã de Boa Viagem, Recife.