A ACSI realiza atividades estudantis desde a sua fundação. O Festival Estudantil é um projeto que visa desenvolver as competências e habilidades nos alunos das escolas associadas em diversas áreas do conhecimento. Nossa proposta está adaptada à nova realidade de educacional que envolve criatividade, metodologias ativas, empreendedorismo e questões sociais, tudo isso integrado a uma cosmovisão cristã.
O tema do Festival Estudantil (FE) em 2022 é COLHEITA DE OURO. Desafiamos os alunos para integrarem nessa temática os conteúdos do currículo a uma solução social - empreendedorismo - visando o bem estar da comunidade. Podemos lançar sementes preciosas de trabalho em grupo, aprendizagem, iniciativa social, empreendimento e de crescimento de fé.  Vamos juntos! 

Colheita de Ouro fala disso:
COLHER bons resultados/frutos de uma vida virtuosa! O bom testemunho faz bem para si (livra de problemas e ajuda a desfrutar um dia a dia saudável) e ao próximo (é agradável conviver com pessoas virtuosas). Vivenciar as virtudes é o resultado de uma vida que teme a Deus, e não há nada que diminua o valor e a beleza de uma vida que evidencia as boas virtudes.

OURO remete a ideia de valor e durabilidade. O ouro é um metal precioso que não se destrói no fogo, ao contrário, é purificado nele. Assim é uma vida virtuosa, não se abate diante das dificuldades, mas, manifesta-as. É muito valoroso encontrar pessoas com hábitos virtuosos porque elas marcam e permanecem no coração e na mente, mesmo estando longe no tempo ou no espaço. As pessoas virtuosas valem ouro, ou talvez, mais que o ouro!

REGULAMENTO:

TEMA: Colheita de Ouro;
PARTICIPANTES: alunos matriculados no E.F. 2 das escolas associadas;
INSCRIÇÃO: somente 1 grupo finalista para cada modalidade. A inscrição é de responsabilidade de cada escola associada e será efetivada após o pagamento da taxa de participação.
PRODUÇÃO: deve ser realizada pelos alunos com orientação dos professores (proibida a participação/ contratação de profissionais da área de tecnologia, edição de vídeos, sonoplastia e/ou artes);
ENTREGA DO VÍDEO: e-mail (contatoacsibrasil@gmail.com) ou WhatsApp: 11 940761329;
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: estética, relação conteúdo e produção (se é possível identificar o que foi feito com o conteúdo indicado na inscrição), apresentação dos alunos;
JULGAMENTO:
1ª etapa:
 a ACSI selecionará os 5 melhores trabalhos;

2ª etapa: todas as escolas participantes do Festival terão direito ao voto por meio de 1 representante para escolher os 3 finalistas;
3ª etapa: publicaremos nas redes sociais para votação do público e classificação do 1° , 2° e 3° lugar de acordo com o número de votos. 

 *Todas as atividades devem atender às recomendações específicas.
CRONOGRAMA:

Divulgação - Maio 2022;
Sinalização de intenção de participar - Junho 2022;
Inscrição - 01/08 até 20/08/2022 (não serão aceitas inscrições posterior a essa data);
Envio dos vídeos - 20/10 a 02/11;
Avaliação - 03/11 a 20/11;
Divulgação do Resultado - 25/11/2022
INVESTIMENTO:

R$30,00 por participante.
  • Incluso: participação do aluno + medalha de participação;
  • Troféu para a escola dos vencedores em 1° lugar.
  • Os alunos campeões de cada modalidade ganharão um livro. (definido pela ACSI adequado para a faixa etária de cada modalidade).
MODALIDADES
REPORTAGEM | DOCUMENTÁRIO

OBJETIVO: apresentar a mensagem/ensino por meio da produção de uma Reportagem, Filme ou Documentário.

PARTICIPANTES: máximo 5 | mínimo 2;

DURAÇÃO: máximo 3min | mínimo 1min 30seg;

MATERIAL: livre (produção de vídeo);

CONTEÚDO: Livre;

REGRAS: a reportagem ou filme documentário deve responder às seguintes perguntas: Qual é o problema? Quem é atingido por esse problema? Quem pode resolver esse problema? Quem ou qual é a causa desse problema? Que solução é possível? De que forma os cristãos podem ajudar na solução desse problema em questão?

TEMÁTICA - Compartilhar o conteúdo estudado e que tenha ou aponte relação com o tema do Festival (conteúdo acadêmico + tema do Festival + cosmovisão cristã);

EXPECTATIVA
: receber vídeos criativos e que representem o conteúdo curricular estudado, a maneira como esse conteúdo da reportagem ou documentário aponta para um problema social, a ideia empreendedora para a solução do problema e de que forma esse problema e a solução tem relação com a fé cristã (cosmovisão cristã).

DISCIPLINAS: relacionar as disciplinas aos conteúdos da apresentação. Ex: Se o tema da apresentação for: Queimadas da Amazônia. A apresentação pode mostrar: em Matemática informações de números e ou porcentagem, em Ciências mostrar as perdas da fauna e da flora. Em Geografia, História dados demográficos e de como isso pode afetar a sociedade, em Linguagem e Artes na produção dos cartazes.

DEFINIÇÃO: 
Reportagem: atividade jornalística que basicamente consiste em adquirir informações sobre determinado assunto ou acontecimento para transformá-las em noticiário.

Filme/documentário: filme informativo e/ou didático feito sobre pessoa[s] (ger. de conhecimento público), animais, acontecimentos (históricos, políticos, culturais etc.) ou ainda sobre objetos, emoções, pensamentos, culturas diversas etc.


MATERIAL COMPLEMENTAR: CLIQUE AQUI

Colégio Shunji Nishimura - Pantomima
Escola Presbiteriana de Cuiabá - Filme
PACA - Paródia
PACA - Reportagem
Colégio Shunji Nishimura - Paródia
Colégio Shunji Nishimura - Reportagem
Colégio Shunji Nishimura - Maquete