Planejamento

Planejamento

Vamos falar um pouco sobre Planejamento!

 

Um dos segredos para o professor alcançar seus objetivos em sala de aula e, assim, obter sucesso, é planejar, planejar, planejar!

De acordo com  Marcos Tuller, 

"Em relação ao ensino, planejar significa prever de modo inteligente e bem calculado todas as etapas do trabalho escolar e programar racionalmente todas as atividades, de modo seguro, econômico e eficiente. Em outras palavras, planejamento é a aplicação da investigação científica à realidade educacional a fim de melhorar a eficiência do trabalho de ensino."

 

E para começar o planejamento, é fundamental conhecer bem o material que será utilizado. 

Por isso, vamos reforçar sobre os 10 passos para um bom planejamento que se encontram nas páginas iniciais do livro do professor da série Passport to Adventure.  Seguir esses passos é essencial para obter sucesso tanto no planejamento, como na hora de aplicar a lição. É preciso considerar que cada professor tem seu estilo, e que cada turma é diferente uma da outra, entretanto, esses 10 passos são flexíveis e aplicáveis a diferentes realidades de sala de aula.

 

Em primeiro lugar, precisamos entender  como foi elaborada a estrutura da série Passport To Adventure.

 

  • Cada livro pode ser usado ao longo de um ano, para uma carga horária mínima de 3 aulas semanais e máxima de 5. As aulas podem ter de 30 a 60 minutos. 
  • Cada livro tem 4 unidades com 10 lições.  Cada lição deve ser aplicada em 1 aula, seja ela de 30 ou de 60 minutos - na hora do planejamento é que o professor decidirá se irá manter ou cortar algumas atividades. 

 

Os 10 passos para o planejamento de uma boa lição de acordo com Alan Seaman, resumidamente, segue abaixo, entretanto, para  obter sucesso na hora de entregar as aulas desse série, a leitura desses 10 passos na íntegra é essencial :

 

Passo 1- Planeje o tempo e as atividades: 

É nesse momento que o professor decide quanto tempo ele tem para cada atividade. Se as aulas são curtas, de 30 minutos, será necessário cortar algumas atividades sugeridas nas lições, mas caso sejam aula de 50 ou 60 minutos, o professor pode aplicar todo o planejamento proposto no teacher's guide, e dependendo ainda terá tempo de fazer algumas atividades extras, como games, songs, etc. Nesse Passo 1 é possível ver a sugestão que o Alan dá para o planejamento de cada dia. As aulas já estão prontas, o professor precisa apenas selecionar o que entra ou não, já que isso vai depender do tempo de aula. 

 

Passo 2 - Separe os materiais: 

Após selecionar as atividades, é nesse momento que você, professor, separa todos os materiais que serão utilizados durante a semana, Cada lição tem um seção listando detalhadamente tudo que você vai precisar.  Na parte que diz que as canções precisam ser escritas num flipchart, a ACSI Brasil já está providenciando essa canções digitadas em PPT pra facilitar para vocês. 

 

Passo 3: Use o Warm-Up:

Sempre use o Warm-up. Alguns passos da lição, como dito anteriormente, podem ser removidos, caso sua lição seja de 30 ou 40 minutos, mas essa é uma etapa da lição que deve ser mantida. 

Sempre comece a lição com o Warm-up.

 

Passo 4: Comunique o objetivo da Lição:

Todos os planos de aula tem o seu objetivo. Sempre comunique aos seus alunos o objetivo daquela lição. Pode ser feito em Inglês ou Português, mas isso ajuda o aluno a entender e lembrar sobre o que ele aprendeu. 

 

Passo 5: Comece com o Input:

Toda lição dessa série  deve ser iniciada com o "Instructional Input" - A chave aqui é a compreensão de nova linguagem. 

 

Passo 6: Dê aos alunos Prática Guiada:

Após o Input, é preciso praticar. Nesse momento a prática é guiada pelo professor. No plano de aula sempre tem as sugestões das atividades para esse momento. 

 

Passo 7: Providencie Prática Independente:

Agora chegou o momento dos alunos praticarem de maneira mais independente, com pouca ajuda do professor.  O plano de aula também tem sugestões de atividades para esse momento. 

 

Passo 8: Avalie o que eles aprenderam :

Nessa etapa  o professor utiliza uma ou duas atividades que o ajudam a avaliar o quanto o aluno aprendeu ao longo da semana. 

 

Passo 9: Revise, revise, revise:

Revisar nunca é demais quando se estuda um novo idioma. Ao final de cada semana, o plano de aula sugere atividades para que o professor revise o que foi estudado. 

 

Passo 10: Aumente a lição:

Caso o professor tenha tempo para mais atividades, cada lição vem com ideias extras. Essa parte é opcional e seu planejamento e material vem numa seção a parte. As atividades são mais longas e incluem: projetos em grupo, drama, etc. 


Imprimir   Email